Recursos serão destinados à contratação de aeronaves especializadas no combate a incêndios florestais em áreas de difícil acesso

O governo de Rondônia garantiu a liberação de R$ 12.339.000 (doze milhões, trezentos e trinta e nove mil reais) junto ao governo federal para reforçar o combate aos incêndios florestais no estado. A solicitação foi feita diretamente ao Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional, após a apresentação de um relatório detalhado sobre a situação dos incêndios florestais, em sua maioria criminosos, na região. Os recursos serão destinados à contratação de aeronaves especializadas no combate a incêndios em áreas de difícil acesso, essenciais neste período crítico de estiagem.

A ação reafirma o empenho do governo de Rondônia com a preservação ambiental e o bem-estar dos cidadãos. O combate aos incêndios no estado exige respostas rápidas e eficazes, e com a sinalização do Ministério Público para liberação dos recursos, um passo fundamental para proteger o meio ambiente e garantir a segurança da população foi dado pela gestão estadual.

Os recursos serão empregados na contratação de dois helicópteros e duas aeronaves de asa fixa, conhecidas como Air Tractors, que serão fundamentais para acessar áreas de difícil alcance, conforme identificado no relatório do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2ID).

O comandante do Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia (CBMRO), coronel Nivaldo Azevedo, enfatizou a importância do reforço aéreo no enfrentamento aos incêndios florestais. “Os equipamentos nos permitirão agir de forma mais estratégica e eficiente, garantindo uma resposta rápida nas áreas mais críticas, especialmente em regiões de difícil acesso.”

AÇÃO INTEGRADA


A ação reúnem o Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia (CBMRO), Polícia Militar do Estado de Rondônia (PMRO), Batalhão de Polícia Ambiental (BPA), Polícia Civil do Estado de Rondônia (PCRO), Superintendência de Polícia Técnico-Científica (Politec), Gerência de Aviação Aérea do Estado de Rondônia (Gave), Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam), Secretaria de Estado de Comunicação (Secom), Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RO), Departamento Estadual de Estradas de Rodagem e Transportes (DER-RO), Ministério Público do Estado de Rondônia (MPRO), Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO), Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia (TJRO), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Polícia Federal (PF), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama/PrevFogo), Força Nacional de Segurança Pública (FNSP) e o Exército Brasileiro.

Fonte: Secom RO