A ação reforça às equipes de investigação e combate às queimadas criminosas registradas no Parque Estadual Guajará-Mirim, bem como na Estação Ecológica Soldado da Borracha

Já estão em campo cerca de 300 agentes de segurança do governo do estado, bem como soldados do Exército, membros do Ibama, Polícia Federal e Ministério Público do Estado de Rondônia (MP-RO), na Operação "Temporã", deflagrada na manhã deste domingo (1°), no Parque Estadual Guajará-Mirim. A ação reforça às equipes de investigação e combate às queimadas criminosas registradas no Parque Estadual Guajará-Mirim, bem como na Estação Ecológica Soldado da Borracha.

Policiais e demais servidores e colaboradores estão divididos em equipes. A ideia é atuar em duas frentes: uma trabalha na contenção e controle das chamas enquanto a outra na segurança, investigação e prisão dos autores das queimadas ilegais.

Os grupos estão divididos e alocados em pontos estratégicos para melhor execução dos trabalhos. Há policiais envolvidos na operação escalados em Porto Velho, Candeias do Jamari, Itapuã D’Oeste e Nova Mamoré. No mesmo sentido, o governador de Rondônia, Marcos Rocha editou dois decretos, um proibindo uso de fogo na vegetação e outro recomendando medidas de cuidados individuais durante o enfrentamento à fumaça e às queimadas.


Texto e fotos: Assessoria