Participaram da exposição 27 empreendedores do artesanato e da gastronomia

O último final de semana foi marcado por mais uma edição do Giro Empreendedor, que reuniu pequenos empreendedores e artesãos na praça das Três Caixas d'Água, em Porto Velho. O evento, promovido pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho (Semdestur), é uma oportunidade para que empreendedores locais exponham e comercializem seus produtos, incentivando o crescimento do comércio local.

Sete empreendedores do artesanato e 20 da gastronomia participaram da feira neste final de semana, de sexta-feira a domingo, das 17h às 22h. Entre os expositores estava Lili Marlene Holtz, empreendedora do ramo da culinária, que participa do Giro desde 2020. Vendendo pizzas, caldos, biscoitos e cuca, Lili destacou a importância do evento para sua renda familiar.

"Pra mim, para minha casa, a renda é praticamente só essa. Eu resolvi empreender através do incentivo de amigos. Na verdade, sou artesã de costura criativa, mas passei para a gastronomia e pensei na pizza, e aí foi um sucesso. Eu vendo somente nas feiras e, às vezes, em casa. O Giro é um programa muito gratificante, as meninas são muito legais conosco, e ficou muito bom esse espaço, facilita muito", declarou.


Suni trabalha como artesão há mais de cinco anos

Outra participante de longa data é Suni Rodrigues, que há mais de cinco anos trabalha como artesã, confeccionando bonecas de pano e utilizando materiais recicláveis. Para Suni, o Giro Empreendedor representa uma oportunidade única de divulgar seu trabalho. "Eu estou no Giro desde o início. Participo das feiras do Giro e da Feira das Mulheres Empreendedoras, as duas da Prefeitura. Pra nós, é uma porta que se abre para apresentarmos o nosso trabalho", afirmou.

A feira também atraiu muitos visitantes, como Jonas Araújo, arquiteto, que aproveitou o espaço com os filhos. Ele gostou tanto que esteve na praça na sexta-feira e no sábado. "O espaço ficou bem legal, tem diversidade e espero que continue", disse ele, expressando seu apoio à iniciativa.

VISIBILIDADE


Lili destacou a importância da feira para sua renda familiar

O Giro Empreendedor tem se consolidado como um importante evento para a economia local, proporcionando visibilidade e suporte aos pequenos negócios de Porto Velho. A cada edição, o número de expositores e visitantes cresce, fortalecendo a cultura empreendedora da cidade. No início do mês, o programa ganhou uma nova roupagem, uma estrutura com 30 quiosques, dez balcões para artesanato e três espaços decorados para cenários de fotos, além de 50 jogos de mesa com quatro lugares cada, proporcionando mais conforto para os consumidores.

O suporte é resultado de um investimento de R$ 473.499,92, com recurso municipal e emenda parlamentar, destinados a impulsionar a economia solidária de Porto Velho. A vigência contratual com a empresa operadora da estrutura será de 12 meses com utilização de quinta a domingo.

Confira a agenda de feiras desta semana:


A agenda desta semana última semana de agosto conta com a feira na Assembleia Legislativa, na terça-feira (27), das 7h às 14h, e feira no Ministério Público do Estado, na quinta-feira (29), das 7h às 14h.

O novo ponto de encontro da cidade aos finais de semana é o Giro Empreendedor é na praça das Três Caixas d’Água, de sexta-feira a domingo (30 de agosto a 1º de setembro), das 17h às 22h.

COMO EXPOR


O pequeno empreendedor interessado em expor no Giro Empreendedor, deve se cadastrar direto no formulário https://forms.gle/5KWkpTTST5DafQUc7, ou pelo telefone do Departamento de Desenvolvimento Socioeconômico (DDS) da Semdestur (69) 98473-8216, nos dias de semana, no horário de 8h às 14h. Atualmente são 340 empreendedores cadastrados que participam das feiras via rodízio.

















Fonte: Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)