Baixa umidade do ar dificulta a formação de nuvens e ocorrência de chuva na maior parte do Brasil, provocando um período de estiagem

Vilhena, Rondônia -
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de altas temperaturas para estados do Centro-Oeste, Sudeste e Sul, em meio a uma forte massa de ar seco, estacionada sobre a região. A baixa umidade do ar dificulta a formação de nuvens e ocorrência de chuva na maior parte do Brasil, provocando um período de estiagem. Este fenômeno, chamado de Veranico, deve permanecer até sexta-feira, afetando o clima em todas as regiões do país.

De acordo com a meteorologista Andrea Ramos, do Inmet, o conceito de Veranico é dado quando se passam de quatro a cinco dias sem chuvas durante um período chuvoso.

— Colocamos um aviso de onda de calor que está atingindo o Mato Grosso do Sul, São Paulo, Paraná, justamente pela atuação do bloqueio, que inibe a formação de nuvens de chuva, mantém as temperaturas elevadas e baixa umidade — afirmou a especialista.

Este acontecimento é comumente visto durante as épocas de chuva, ou seja, o verão, mas também pode ocorrer durante o inverno e outras estações. Por causa deste veranico, muitas áreas do país estão tendo temperaturas bem acima do que seria normal para o mês de junho. O calor fora de época é observado inclusive no Sul do país.

— Ainda estamos no outono, mas o clima já se assemelha ao inverno, trazendo a estiagem. Existe um bloqueio atuando. Esse fenômeno é mais comum no verão, mas também pode estar associado à falta de chuvas durante longos períodos de inverno — concluiu.

Nesta terça-feira, mais uma frente fria se deslocou pelo oceano e chegou à costa paulista, mas sem causar alterações no tempo. Por enquanto, a massa de ar seco ainda é muito forte e afasta as frentes frias para alto mar, que não conseguem avançar sobre a região Sul para chegar ao Sudeste ou Centro-Oeste.

Apesar do bloqueio no centro-sul do país, as nuvens de chuva começam a se formar no extremo norte do Brasil e em áreas próximas ao litoral do Nordeste onde está concentrado o ar úmido.

Região Sul

O ar seco predomina sobre o Sul do Brasil e, para quase toda a região, está prevista uma semana com muito sol e sem condições para chuva.

O ar úmido marítimo deve entrar sobre o Rio Grande do Sul, provocando a formação de nuvens, podendo causar chuviscos no sul, centro, leste e nordeste gaúcho, incluindo a Grande Porto Alegre. Também pode chover pouco no litoral sul.

Na serra, no sul e no litoral de Santa Catarina, a umidade aumenta no decorrer da semana, e deve causar acumulado de nuvens por volta da quarta-feira.

Região Sudeste

A Região Sudeste vai continuar ensolarada. Uma frente fria vai chegar à costa paulista, mas sem força para causar mudanças no tempo.

Durante as madrugadas e no início da manhã, as temperaturas devem cair, mas o ar esquenta rapidamente com a chegada do sol. A tarde é quente, com temperaturas muito acima do normal para junho.

O interior de São Paulo será novamente um dos locais mais secos do país. Os níveis de umidade do ar podem ficar um pouco abaixo dos 20%.

Região Centro-Oeste

Na Região Centro-Oeste, as condições do tempo são parecidas com as do Sudeste. Com o ar muito seco, os dias devem ficar ensolarados, com pouca ou nenhuma nebulosidade. A semana será sem chuvas no Centro-Oeste e as temperaturas permanecem altas durante a tarde.

Níveis de umidade do ar abaixo dos 20% poderão ser observados nas horas mais quentes da tarde, na maioria das áreas de Goiás, de mato Grosso e em todo o Mato Grosso do Sul. Cuiabá poderá ser novamente a capital mais quente e mais seca do país.

Região Nordeste

A maioria das áreas do Nordeste estão sentindo a influência da grande massa de ar seco que predomina sobre o Brasil. Por isso, esta semana será de muito sol e tempo seco em quase toda a região.

As pancadas de chuva vão continuar frequentes entre o norte do maranhão e o litoral do Ceará, e do litoral do Rio Grande do Norte ao leste e sul da Bahia.

Atenção porque a chuva pode ser moderada a forte e com raios na faixa litorânea desde Ilhéus, na Bahia, até Pernambuco, e também no litoral maranhense. O litoral da Paraíba e do Rio Grande do Norte podem ter chuva moderada.

Região Norte

O sol aparece forte em grande parte da Região Norte, mas atenção aos alertas para temporais no Amapá e no litoral do Pará. O norte do Pará, Roraima, o norte e o oeste do Amazonas e o centro-oeste do Acre podem ter pancadas de chuva com raios, moderadas a fortes.

O estado do Tocantins estará entre as áreas mais secas do Brasil. A capital, Palmas, será uma das mais quentes.


Fonte: O GLOBO