O curso trata da prevenção e manejo de comportamento interferente no ambiente escolar e também prevê formação com toda a comunidade escolar



O município de Vilhena, através da Secretaria Municipal de Educação (Semed), está oferecendo, desde o dia 3 de junho, uma formação em prevenção e manejo de comportamentos interferentes no ambiente escolar, destinada aos profissionais do Atendimento de Educacional Especializado (AEE) e familiares de alunos.

Esta é a primeira vez no Brasil que uma Prefeitura oferece um curso com certificação internacional para servidores da área. De acordo com o Departamento Pedagógico, a iniciativa visa capacitar o público-alvo, cuidadores, professores, gestores e familiares. O foco principal é atender pessoas neurodivergentes que apresentam comportamentos disruptivos, agressivos ou violentos.

O curso, que se estende até o dia 14 de junho, está sendo ministrado pela pedagoga e Mestre em Educação e Análise do Comportamento Aplicada, Franciane Heiden Rios, e conta com um extenso cronograma. No primeiro momento, foi ofertada uma capacitação para prevenção e manejo de crise e reinserção do aprendiz ao ambiente escolar, destinada aos monitores e cuidadores de alunos da rede municipal de Educação.

Já nos últimos três dias, está em andamento a formação que inclui a certificação de 60 indivíduos como Praticantes de Nível 2 (P2) do Professional Crisis Management (PCM). Esse programa, desenvolvido pela Professional Crisis Management Association (PCMA), visa aprimorar as habilidades dos profissionais na prevenção e gestão segura e respeitosa de crises comportamentais.

Na próxima semana, está prevista uma palestra sobre "Estratégias de Prevenção de Comportamentos Disruptivos" destinada a todos os profissionais escolares, além da roda de conversa "Comportamentos Disruptivos e a Contribuição dos Profissionais da Educação" voltada para as famílias.




Semcom