Porto Velho, Rondônia - A Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater-RO) está incentivando o investimento em tecnologia sustentável, visando a redução do impacto ambiental gerado, e a melhoria da qualidade de vida das famílias que vivem no campo. A casa sustentável vem como uma inovação na forma de gerir os resíduos da propriedade e transformá-los em equipamentos que, além de contribuir com o meio ambiente, traz redução de gastos financeiros, tanto na condução das lavouras quanto no bem-estar da família dentro de casa.
Uma casa sustentável é uma moradia que prioriza a redução dos impactos ambientais, em todas as suas funções. Nessa perspectiva, a água, luz, o manejo são repensados e projetados de forma mais consciente, trazendo mais conforto às famílias e tecnologia para melhoria da produção e produtividade. O projeto Casa Sustentável foi iniciado pela Emater-RO no ano passado, com a construção do biodigestor para tratamento de resíduos orgânicos, como o esterco, grande potencial de fertilização do solo (biofertilizante), resultando na produção de gás que pode ser utilizado pelas famílias, evitando que ele seja lançado na atmosfera.
O governador de Rondônia, Marcos Rocha destaca a iniciativa de incentivar os produtores rurais a utilizarem práticas sustentáveis, importantes para o desenvolvimento da economia verde. “A economia verde é um modelo que resulta em melhoria ao bem-estar dessas famílias; ao mesmo tempo que reduz os riscos ambientais, preserva o meio ambiente e valoriza a terra”, salientou.
A placa solar é uma produção de energia renovável
Dando continuidade ao projeto Casa Sustentável, a Emater-RO está apresentando aos visitantes da 11ª Rondônia Rural Show Internacional, uma nova tecnologia que é o reaproveitamento da água utilizada na pia. O extensionista da autarquia, Raphael Cidade conta que, essa técnica é muito importante para preservar o consumo do bem maior da humanidade, que é a água. “Muitas vezes desperdiça-se aquela água que, por meio de filtragem, de maneira bem prática, é transformada em água boa para ser utilizado no plantio, na horta, mantendo-se o uso racional”, evidenciou.
MÉTODOS RENOVÁVEIS
Outra prática sustentável, que também está sendo apresentada na Vitrine Tecnológica, é o uso de placas solares. “A placa solar é uma produção de energia renovável, o que nós estamos mostrando aos produtores rurais na vitrine tecnológica o quão é possível utiliza-las à energia doméstica, e para outras atividades da propriedade, como na hidroponia, por meio da irrigação e em outras atividades que necessitam de energia para seu funcionamento.
O diretor presidente da Emater-RO, Luciano Brandão destaca que essa busca por práticas sustentáveis, além de ser um desafio no mercado global, é uma necessidade de primeira ordem. “Estamos mostrando aos nossos produtores rurais, que também são responsáveis nesta busca, podendo utilizar os resíduos de suas propriedades, que estariam se perdendo, em algo onde estariam tendo custo, a exemplo da água e da energia”, enfatiza.
Todas essas inovações tecnológicas poderão ser vistas no estande da Emater-RO, na área da Vitrine Tecnológica, durante a 11ª Rondônia Rural Show Internacional, que segue até o dia 25 de maio.
0 Comentários